História


Estávamos no ano da graça de 2008, quando um ajuntamento de discípulas de Medicina da Covilhã decide levar a cabo um projecto, que se viria a tornar uma TUNA - a Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior aka C’a Tuna aos Saltos aka 8ª Maravilha do Mundo Moderno.
Com uma vontade enorme de levar o nome da Academia Ubiana mais além e mostrar o orgulho pelo curso a todo o País, Mundo e quiçá na Lua (ou em Marte), arregaçaram as mangas, lançaram mãos à obra e no dia 9 de Maio de 2009 receberam a magnífica nova que tinham sido agraciadas com o estatuto oficial de Tuna!!!
Mas pararam por aqui? Nada disso! A partir desse momento foi continuar a trabalhar para agradecer da melhor forma a confiança depositada e as expectativas desta magnificente Academia.
Do muito extenso historial da C’a Tuna aos Saltos, ou se calhar não assim tão extenso, constam várias actuações por terras de Pêro da Covilhã e não só, como por exemplo, a participação em alguns festivais e encontros de Tunas.
Em 2011 decidimos dar um passo em frente e organizar o I Medicalis – Festival de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior com a participação de Tunas do Porto, Guarda e Portalegre e que se revelou um enorme sucesso. Depois de mais um Medicalis no dia 17 de Novembro de 2012, que se revelou um grande espectáculo, a C'a Tuna aos Saltos prepara o III Medicalis com toda a vontade de se voltar a provar novamente.
Actualmente a C’a Tuna aos Saltos - Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior, pode ser definida como uma Tuna constituída por estudantes dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, Medicina e Optometria) que pretende ser capaz de apresentar um bom trabalho musical, misturado com muita animação, umas colheradas de espírito académico, uma pitada de boas gargalhadas, álcool (quase sempre q.b.) e bastantes raspas de amizade (tudo tipo batido mas sem leite… este pode ser substituído por umas minis fresquinhas…)




A todos os que acreditaram e continuam a acreditar em nós, o nosso MUITO OBRIGADO!